Boas notícias! Tive mais algumas ideias além das que me foram sugeridas para resolver o meu problema do barulho. Penso que o ter posto os gatos num quarto à parte tenha ajudado, porque eles tinham um prazer imenso em assustá-los para os poderem perseguir, algo que por sua vez despoletava o ladrar. Além disso houve um desenvolvimento interessante na quinta-feira (27 de janeiro 2017) choveu torrencialmente e o barulho diminuíu consideravelmente, o que me deu a ideia de pôr as minhas crianças de 4 patas a ouvir música calmante. Na minha busca pela concretização dessa ideia, fiquei agradavelmente surpreendida por ter encontrado no YouTube um canal que se dedica única e exclusivamente à composição de música para relaxar os animais nas mais diversas situações e com horas de duração o que é extraordinário. Funcionou, por um período de 2 horas de ausência. Para além disso estou a pô-los a ouvir o mesmo tipo de música quando estão a dormir. Tenho esperança de que ao fazer isto na mente deles eles passem a associar este tipo de música ao sono e à calma e se mantenham tranquilos quando ficam sozinhos.

Não há nada como um bom condicionamento pavloviano…! Só espero que resulte.

